ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA | UNIFESP
Programa de Pós-Graduação em Nutrição

Disciplinas

AVANÇOS EM NUTRIÇÃO

Créditos: 3

Ementa: É oferecido em anos alternados e a cada edição são tratados em profundida dez temas atuais em nutriçãol. Embora tenha como linha mestra de condução as demandas da prática clínica, analisam-se, nos seminários, as interfaces entre nutrição clínica e recentes avanços no desenvolvimento científico e tecnológico das disciplinas de bioquímica, fisiologia, imunologia, genética, antropometria, bromatologia e psicologia. O curso dirige-se a pós-graduandos com sólida formação em diferentes sub-áreas de nutrição que desejem participar de atividade interdisciplinar para discussão avançada de temas controversos em nutrição.

BIOESTATÍSTICA

Créditos: 4

Ementa: O objetivo dessa disciplina é fornecer ao aluno o conceito de testes paramétricos e não paramétricos e ensiná-lo a escolher o teste estatístico adequado para as características dos dados coletados. Nesta disciplina é desenvolvido principalmente o estudo dos testes paramétricos.

BIOQUÍMICA DA NUTRIÇÃO

Créditos: 4

Ementa: As principais biomoléculas e o papel do metabolismo humano: carboidratos, lipídios, proteínas. O papel do nutrientes sobre a expressão gênica, proteica e integração metabólica.

 

CARBOIDRATOS NA NUTRIÇÃO HUMANA: PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS E EFEITOS FISIOLÓGICOS

Créditos: 3

Estudo das propriedades físico-químicas dos carboidratos e de seus efeitos fisiológicos. Investigação dos carboidratos como ingredientes e aditivos alimentares. Apresentação dos métodos de quantificação e identificação de carboidratos e das informações disponíveis em diferentes bases de dados de composição de alimentos. Investigação dos efeitos fisiológicos e funcionais dos carboidratos e discussão dos marcadores biológicos.

CURSO ONLINE DO PUBMED PARA PÓS-GRADUAÇÃO

Créditos: 8

Ementa: Objetivo: possibilitar que o aluno aprimore suas investigações científicas para a aplicação na prática acadêmica ou profissional, ampliar seus conhecimentos e dar-lhe autonomia para manipular melhor as ferramentas de pesquisa. O curso é composto de 9 módulos e as turmas acontecem 2 vezes ao ano.

ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO

Créditos: 4

Ementa: O envelhecimento é um processo universal e dependente da interação entre fatores genéticos (30%) com fatores modificáveis, relacionados ao estilo de vida e história da saúde do indivíduo. Essas interações determinarão um envelhecimento bem sucedido, ou então, frágil, dependente, relacionado a maior ou menor qualidade de vida. Este curso propõe a discussão sobre os marcadores biológicos, laboratoriais e genéticos relacionados a maior longevidade e suas interações com as doenças metabólicas, mais prevalentes em idosos. Ao final do programa, o aluno deverá diferenciar o envelhecimento metabólico das síndromes metabólicas; diferenciar o envelhecimento bem sucedido do envelhecimento frágil; identificar os marcadores genéticos, laboratoriais e do estilo de vida,em especial os aspectos nutricionais, relacionados à longevidade; identificar o impacto do metabolismo no processo de envelhecimento e sua apresentação clínica.

FISIOLOGIA DA NUTRIÇÃO

Créditos: 4

Ementa:

Introdução aos conhecimentos específicos da fisiologia e fisiopatologia de condições de desequilíbrio energético, como desnutrição e obesidade, e a correlação com o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis: diabetes mellitus, dislipidemias, hipertensão, doenças cardiovasculares, osteoporose, câncer, entre outras. Identificação da epidemiologia no contexto da desnutrição e obesidade, com ênfase em estratégias interdisciplinares visando a prevenção e o tratamento dessas condições.

ESTRATÉGIAS INTERDISCIPLINARES NO CONTROLE DE DOENÇAS CRÔNICAS

Créditos: 3

Ementa: Introdução aos conhecimentos específicos da fisiologia e fisiopatologia de condições de desequilíbrio energético, como desnutrição e obesidade, e a correlação com o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis: diabetes mellitus, dislipidemias, hipertensão, doenças cardiovasculares, osteoporose, câncer, entre outras. Identificação da epidemiologia no contexto da desnutrição e obesidade, com ênfase em estratégias interdisciplinares visando a prevenção e o tratamento dessas condições.

FORMAÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA EM SAÚDE

Créditos: 3

Ementa: Esta Disciplina visa o preparo do pós-graduando para o exercício da função docente. Parte-se do princípio de que o preparo para a função docente não significa apenas a instrumentação técnica, mas também uma reflexão crítica desta prática e da realidade onde esta se realiza. Esta disciplina procura englobar os conteúdos de Pedagogia Médica e Didática Especial. Em Pedagogia Médica, prevalece a discussão sobre o sentido da prática, procurando-se analisar seus determinantes através do estudo do sistema educacional e suas particularidades no campo de saúde. Em Didática Especial, ocupam lugares privilegiados o planejamento e a prática de aula. O curso terá uma carga horária de 60 horas, distribuidas em 10 encontros de 3 (três) horas cada, sendo 30 horas-aula e 30 horas de atividades extra-classe. O contepudo da disciplina é desenvolvido a partir de leituras, trabalhos de grupo, estudos dirigidos, atividades práticas, uso de recursos audiovisuais e preleções dialogadas.

FUNDAMENTOS E REDAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO

Créditos: 3

Ementa: Compreensão dos fundamentos para elaboração de um texto científico, suas características e especificidades. Discutir e empregar as técnicas para a sua redação e estruturação. Discutitr os aspectos éticos na escrita, autoria e direito autoral.

 

NUTRIÇÃO EM DOENÇAS RENAIS

Créditos: 4

Ementa: Obesidade e Doença Renal Crônica (DRC) Sarcopenia na DRC Aspectos dietéticos na Doença Renal Policística Dieta na Litíase Renal Suplementos e Vitaminas na Litíase Renal Fósforo dietético e DRC Exercício físico e composição corporal na DRC Microbiota na DRC

NUTRIÇÃO E SOCIEDADE?

Créditos: 4

Ementa: Compreensão do sistema alimentar e seus condicionantes: políticas econômica e agrícola, produção/distribuição/comercialização/acesso de alimentos. Impacto da cadeia produtiva de alimentos agrícolas e de alimentos de origem animal na alimentação e saúde de indivíduos. Industrialização do sistema alimentar e processamento de alimentos. Propaganda e comercialização de alimentos. Construção histórico-social das políticas públicas de alimentação e nutrição.

 

O QUE É PLÁGIO E COMO EVITAR?

Créditos: 1

Ementa: A disciplina trata sobre o tema plágio a partir de uma iniciativa do programa de pós-graduação em Nutrição condizente com os preceitos da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP e órgãos financiadores de pesquisa. Articulação entre o conceito de plágio e as boas práticas na pesquisa científica.

PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS

Créditos: 3

Ementa: Introdução e importância da estatística em experimentos. Princípios de planejamento de experimentos. Experimentos comparativos simples, inferência estatística e teste de hipóteses. Experimentos de fator único, análise de variância, modelos com fatores fixos, aleatórios e mistos. Planejamento em blocos aleatorizados. Planejamentos fatoriais e fracionais. Planejamento de Misturas.

 

POLÍTICA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA, INOVAÇÃO e EMPREENDEDORISMO

Créditos: 3

Funcionamento do sistema econômico e sua dinâmica; conceito de inovação; Processo de Inovação; sistema nacional de inovação; o marco legal da inovação no Brasil; Propriedade intelectual; patentes; transferência de tecnologia; a política da Unifesp e de outras Universidades; o negócio baseado em conhecimento; Plano de Negócio; Fontes de financiamento; o ambiente paulista e nacional de apoio aos negócios baseados no conhecimento; desenvolvimento profissional baseado no conhecimento.

PROGRAMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE

 

Créditos: 6

Ementa: O Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação Docente é desenvolvido pelo Pós Graduando diretamente supervisionado pelo orientador visando o treinamento do mesmo em atividades didáticas junto aos cursos de graduação dessa Universidade. É estimulado a utilização de recursos didáticos visuais desde os clássicos até os de tecnologia de última geração como multimídias.

RISCO E VULNERABILIDADE: ANÁLISE, CONCEITOS E PERCEPÇÕES

Créditos: 3

Ementa: A disciplina trata sobre o conceito e a percepção de risco e vulnerabilidade na dimensão das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e das doenças transmitidas por alimentos (DTA) e dos fatores de risco. Articulação entre o conhecimento e a construção da pesquisa em Nutrição.

SEMINÁRIOS DE MÉTODOS DE PESQUISA EM NUTRIÇÃO

Créditos: 4

Ementa: No dia da aula, o professor responsável iniciará com breve relato da sua linha de pesquisa e, em seguida, serão apresentados, pelos alunos, 2 artigos (1 artigo para cada aluno). Também serão envolvidos outros 2 alunos, que comentarão os artigos apresentados (1 artigo para cada aluno). De acordo com o roteiro, que se encontra anexado, vocês terão que comentar os artigos após a apresentação e também deverão entregar para o professor, no dia da aula, os comentários por escrito. Portanto, participarão de cada aula 4 alunos (2 apresentando os artigos e 2 comentando esses artigos).

SEMINÁRIOS E PESQUISA

Créditos: 3

Ementa: Reunião periódica de todos os estudantes em seminários nos quais são apresentados e debatidos todos os projetos de pesquisa em andamento. Arguição dos projetos pelos estudantes e pela banca examinadora composta por docentes de diferentes linhas de pesquisa pertencentes ao programa. O orientador acompanhará a apresentação, possibilitando o aprofundamento das discussões e o aperfeiçoamento do plano de pesquisa, se houver necessidade.

SISTEMAS ALIMENTARES: DO CAMPO AO PRATO

Créditos: 3

Ementa: SISTEMAS ALIMENTARES: DO CAMPO AO PRATO Introdução aos Sistemas Alimentares: Visão geral dos sistemas alimentares: etapas da cadeia produtiva dos alimentos do campo ao prato e impactos no meio ambiente, na justiça social e na saúde humana. Evolução dos sistemas produtivos e globalização. Sistemas Alimentares: do campo ao prato - Agricultura e ecossistemas - Produção de alimentos de origem animal Sistemas Alimentares: do campo ao prato - Processamento de alimentos Sistemas Alimentares: do campo ao prato - Redes de distribuição e comercialização de alimentos - Apresentação e discussão dossiê sobre questões relativas ao sistema agroalimentar brasileiro.


© 2013 a 2021 - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Programa de Pós-graducação em Nutrição